Fundação Rio das Ostras abre vagas em curso grátis de cerâmica e mentoria para artistas locais

Mãos cobertas de barro moldando um vaso em um torno de oleiro
Imagem: Reprodução


Pra quem vive dizendo que “arte não dá oportunidade”, Rio das Ostras resolveu pelo menos tentar mudar esse papo. A Fundação Rio das Ostras de Cultura abriu inscrições para dois projetos gratuitos voltados a quem trabalha ou quer começar na área artesanal, principalmente com cerâmica e criação autoral.

As inscrições começaram no dia 1º de junho e são feitas só pelo site oficial da Fundação. Pode participar quem mora na cidade e tem pelo menos 16 anos.

Cerâmica, esmaltação e até ajuda pra transformar arte em renda

O curso de cerâmica vai oferecer 30 vagas divididas em três turmas na Fundição de Artes e Ofícios, em Colinas. A proposta passa por várias etapas do processo, desde modelagem até esmaltação das peças, coisa que muita gente normalmente só aprende pagando caro em oficina particular.

Além disso, também vai rolar uma mentoria artística e técnica com foco na identidade cultural da cidade. Nesse caso, serão 20 vagas na Casa de Cultura Bento Costa Júnior. A ideia é orientar artesãos a criarem produtos mais autorais, usando referências da própria história e símbolos de Rio das Ostras.

Segundo a presidente da Fundação, Rosemarie Teixeira, e o coordenador Rodrigo Pontes, os projetos tentam fortalecer os profissionais locais e incentivar geração de renda através da cultura. Na prática, é aquele tipo de iniciativa que pode ajudar quem já faz arte “na raça” mas nunca teve apoio técnico ou espaço pra se desenvolver melhor.

Comentários

Postar um comentário

Leia Mais